Vou falar um pouco hoje sobre o Profissão Repórter, exibido às terças pela Rede Globo. O programa está alcançando uma popularidade grande entre os jovens, tendo sido um dos assuntos mais comentados do Twitter com certa frequência. Uma das edições que levou o programa aos Trending Topics (tópicos mais comentados) falou sobre álcool e jovens e mostrou que muitos adolescentes exageram nas bebidas, mostrou também que não existem limites para determinadas pessoas.
O profissão repórter, desde seu surgimento como quadro do Fantástico se mostra uma proposta de sucesso, que além de dar oportunidade a jornalistas novos, exibe reportagens que caem no gosto do público por se tratarem da realidade mostrada em diversos ângulos. O programa tem uma qualidade excepcional e toma como meta mostrar os dois lados da notícia, os “desafios da reportagem”, as dificuldades e empecilhos encontrados para realizar um documentário desse porte.
A equipe comandada por Caco Barcelos (um dos mais incríveis jornalistas “investigativos”, entre aspas porque tem quem acredite - como eu - que todo jornalismo é investigativo, do Brasil) percebe que por inúmeras vezes o programa está repercutindo nas redes sociais e que tem grande parte do seu público constituído por jovens.
Um empecilho, em minha opinião, é coincidir muitas vezes com o horário do A Liga, da Band, outro excelente programa que também busca exibir reportagens especiais mostrando a realidade de diferentes ângulos (pretendo falar sobre ele em uma próxima oportunidade). Ambos chegam aos TTs nas terças-feiras com certa frequência. Um programa que também possui reportagens investigativas interessantes (mas que muitas vezes acabam sendo reprisadas devido à falta de "consideração" da emissora com o jornalismo) é o Conexão Repórter, do SBT, com o excelente Roberto Cabrini.
É bom que as pessoas estejam interessadas em programas desse tipo, pois trata de temas bem interessantes do cotidiano. O Profissão Repórter sem dúvida é um dos maiores sucessos na Globo nos últimos tempos e merecia sem dúvida mais tempo em exibição e um horário um pouco melhor. Quem sabe daqui há algum tempo né?
mais vídeos, incluindo programas completos aqui
Até mais!